sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Atividade 4.4
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta atividade, o aluno terá contato com a historia da Primeira Guerra Mundial, suas consequencias e a atuação dos países durante a mesma.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Introdução
Desde os finais do século XIX que existiam disputas entre os países europeus. Entre a Inglaterra e Alemanha havia uma fortíssima rivalidade econômica, cobiçavam mercados mundiais.
Um clima de tensão formava-se entre a França e Alemanha, na zona fronteiriça da Alsácia e Lorena (territórios que a França tinha perdido para a Alemanha, após a guerra franco-prussiana (1870-1871).
Na Península Balcânica, vários movimentos de libertação, apoiados pela Sérvia e Rússia, tentavam pôr fim ao domínio Austro-Húngaro. As desconfianças internacionais eram muitas, a corrida ao armamento intensificava-se, as alianças defensivas constituíam-se e os nacionalismos agudizavam-se. Na Europa, a paz andava armada e o confronto era inevitável. Esperava-se apenas, por um incidente.
Estratégias e recursos da aula
Tarefa
Traz o passado ao presente. Imagina que você é um repórter de um jornal brasileiro, da época, e o teu chefe de redação pretende que faça uma reportagem, sobre os seguintes acontecimentos de guerra:
1- A propaganda da Guerra.
2- Técnicas de guerra.
3- Armamento utilizado.
4- Vida nas Trincheiras.
5- O fim da Conflito.
No final, a melhor reportagem será colocada no Blog da tua sala. Esta reportagem também será publicada no mural da Escola, para que toda a Comunidade Educativa possa conhecer melhor este evento – “A 1ª Guerra Mundial 1914/1918.”
Recursos Complementares
Consulta os seguintes sites para realizares o estudo que pretendes:
1- A propaganda da Guerra.
2- Técnicas de Guerra
3- Armamento utilizado.
4- Vida nas Trincheiras.
5- O fim da Conflito.
Fotos
* Pode, também, consultar o livro de geografia.
Avaliação
O trabalho terá em conta os seguintes critérios de avaliação:
1- Participação ativa nas atividades, cooperando com o grupo.
2- Discussão e análise com os/as colegas dos trabalhos realizados.
3- Trazer informações importantes para a discussão e argumentou com fundamento todos os assuntos.
4- Criatividade na apresentação dos trabalhos.
5- Análise do relatório feito a partir das aulas e encontros em grupo para atribuição de nota de participação dos alunos.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Atividade 3.9
No primeiro momento fiz a escolha do tema que seria trabalhado pelos alunos, escolhi a História de Santos Dumont pois é um grande nome na história de nosso país e pouco trabalhada pelos acadêmicos.
Após fazer o levantamento , levei para sala de aula um vídeo da tv escola que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis, os mesmos acharam bastante interessante pois não sabiam que o pai da avião era Brasileiro.
No segundo momento levei os mesmos ao laboratório de informática para fazerem pesquisas na internet referente ao assunto.
Alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade devido a ausente de computadores em casa.
Após a pesquisa fomos a sala de aula para fazermos discussões a respeito o que cada aluno tinha pesquisado.
Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema!
Dei a seguinte sugestão de temas para a pesquisa:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis .
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável.
No terceiro momento apresentei o quadrinho Jarbas o Aviador que irá tratar sobre a aviação.
Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita
aos alunos criarem e vivenciarem,com textos e desenhos, este momento singular da História.
O papel do professor nessa tarefa é colaborar com os estudantes no sentido de incentivá-los a integrar, de forma interdisciplinar, seus conhecimentos e emoções, para que se percebam capazes de representar a nossa história por meio das histórias em quadrinhos.
E por fim fizemos as apresentações dos quadrinhos nas paredes da escola e posteriormente fizemos e power-point a apresentação de todos os quadrinhos e passamos para os demais alunos da escola. Foi muito gratificante fazer esse trabalho, os alunos participaram e se divertiram aprendendo .
3.10 Planejamento
I. Dados da Instituição
Escola Estadual Maria Auxiliadora
Professoras: Carolina Garcia Marinho
Série: 3ªSérie
Número de alunos: 18 alunos.
Duração: 2 dias .
II. Tema: História da Avião
III. Objetivos
• Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem,com textos e desenhos, este momento singular da História.
VI- DESENVOLVIMENTO
• Divida a turma em cinco grupos, que poderão separadamente dar ênfase a temas como tecnologia e seus avanços; ambiente urbano; o que dizia a imprensa da época;o momento político e, finalmente, a biografia do aeronauta brasileiro.
Produzir uma história em quadrinhos é,em geral,uma atividade coletiva (há quem escreva,quem desenhe,
quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
– Primeira etapa:após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. Em Língua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia
de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão escrever as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
-Segunda etapa:é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros,e a partir daqui entra em cena o Artes.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
É interessante que todas as etapas sejam acompanhadas pelo professor ,para que se mantenha a coesão da atividade.
–Terceira etapa:após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
Dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –,que podem ser afixados em papel
cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a classe.
– Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender(e apreender)
os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado
IV – Procedimentos
• Sugere-se que os alunos façam suas pesquisas de imagem e de informações textuais voltadas ao entendimento do que foi a passagem do século,o que representou a presença de Santos Dumont em termos de avanços tecnológicos e como era a vida cotidiana das pessoas e das cidades naquela época.
V- Recurso
• Som
• Computador
• Quadrinhos
terça-feira, 27 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Atividade 3.6 Experiências
Os alunos no primeiro momento ficaram bem agitados pois estamos indo a sala de vídeo, para assistirem o vídeo, para que todos possam ao mesmo tempo assisti-lo. È sobre a invenção do avião.
O recurso é um vídeo que traz um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis.
Os mesmo acharam muito interessante pois não sabia a história da invenção do avião.
Após assistir o vídeo, dividi os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre o que acharam dele (vídeo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados à história do Avião.
Assim, estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que cada grupo (trio) pesquise sobre a história do avião na internet, entre outros meios (livros didáticos, revistas, jornais). Procurei distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema!
Dei a seguinte sugestão de temas para a pesquisa:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis .
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de teatro, de jornal (jornal televisivo) entre outros. O importante é que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta é uma competência que a escola deve favorecer o desenvolvimento!
Para que haja maior interação entre os alunos, como forma de sortear a ordem de apresentação dos grupos ,sugeri que um representante de cada grupo se una aos representantes dos outros grupos e que o sorteio seja feito por meio da brincadeira "Batata-quente". O primeiro que ficar com a "batata-quente" une-se ao seu grupo e apresenta oralmente o resultado de suas pesquisas.
Para finalizar as atividades, os alunos deverão, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribuições do avião para a vida do ser humano. Tal atividade é muito importante para o desenvolvimento da escrita.
Atividade 2.8 Experiência como professora
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Atividade 3.1
MULTIMÍDIA
Multimídia é a técnica para apresentar informações que mesclam texto, som, imagens fixas e animadas. Porém não é só isso. Não queremos apenas facilitar a absorção destas informações reunidas. Queremos sim possibilitar ao aluno uma leitura mais consciente e crítica destes meios de comunicação - jornal, rádio e internet. Fazê-los compreender que estes meios são instrumentos de criação, informação e principalmente transformação. Vivemos uma atualidade de velocidade informativa e nossos alunos precisam estar preparados para lidar com elas de uma forma mais clara e consciente.
O que é hipermídia?
Podemos dizer que hipermídia é o conjunto de várias linguagens diferentes, é a reunião de várias mídias num suporte computacional :como vídeos, música. texto e etc, que encontram-se em um mesmo suporte. Este conceito surgiu na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo Ted Nelson. Atualmente, podemos perceber que a internet, a televisão e outras mídias utilizam-se deste recurso para envolver e interagir com os espectadores.
Atividade 3.2
Podemos trabalhar com o filme matrix e mostrar a realidade que há nele. Matrix é uma obra de arte multimídia repleta de mensagens sutis, dentre as quais a de que a máquina jamais controlará o homem, pois seu “comportamento” é baseado em programas e programas podem ser entendidos pela complexa mente humana que transcende a simples racionalidade da lógica ao constituir o ser integralmente. No filme eles mostravam uma realidade virtual, em que o mundo real era dominado por máquinas.Aquilo que vemos pode não ser exatamente como vemos, somente o que é captado pelos nossos sentidos, não capta o que se encontra noutras dimensões.
A realidade virtual também se estende a uma apreensão de um universo não real, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.
Atividade 2.4
O trabalho em rede se potencializou com a Internet. Hoje, empresas, países e pessoas podem beneficiar - se sabendo utilizar a rede de forma organizada. Isso é muito importante, pois com estas novas tecnologias o nosso trabalho fica melhor.
ATIVIDADE 2.11
O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de colaboradores de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. Assim como a Wikipédia, o Wikcionário é um projeto da fundação Wikimedia disponível em diversos idiomas
Assim como a wikpédia, o wikcionário tem normas de etiqueta e condutas de grande importância a serem seguidas para manutenção do respeito aos participantes e usuários. Cada vez mais poderemos ter acesso a informação, o site tem um ambiente colaborativo para que possamos postar nossas informações. Assim podemos cada vez mais redefinir nossa escrita e ampliar nossos conhecimentos.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Atividade3.1 Diferenciando multimídia de hipermídia
MULTIMÍDIA
Multimídia é a técnica para apresentar informações que mesclam texto, som, imagens fixas e animadas. Porém não é só isso. Não queremos apenas facilitar a absorção destas informações reunidas. Queremos sim possibilitar ao aluno uma leitura mais consciente e crítica destes meios de comunicação - jornal, rádio e internet. Fazê-los compreender que estes meios são instrumentos de criação, informação e principalmente transformação. Vivemos uma atualidade de velocidade informativa e nossos alunos precisam estar preparados para lidar com elas de uma forma mais clara e consciente.
O que é hipermídia?
Podemos dizer que hipermídia é o conjunto de várias linguagens diferentes, é a reunião de várias mídias num suporte computacional :como vídeos, música. texto e etc, que encontram-se em um mesmo suporte. Este conceito surgiu na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo Ted Nelson. Atualmente, podemos perceber que a internet, a televisão e outras mídias utilizam-se deste recurso para envolver e interagir com os espectadores.
1.7 Pesquisa
Segundo Mizukami (2000, p.140)
“Aprender a ensinar pode ser considerado um processo complexo - pautado em diversas experiências e modos de conhecimentos – que se prolonga por toda a vida profissional do professor, envolvendo, dentre outros, fatores afetivos, cognitivos, éticos e de desempenho”.
Baseados nesse pensamento, entendemos que a construção de conhecimento em informática na educação pode ser concebida como um “elemento novo” no processo de aprendizagem do professor e do aluno, embasado nessa idéia nos da escola Maria Auxiliadora vem trabalhando com vários projetos como Fanfarra, laboratório do Informática entre outros.
O computador ao mesmo tempo em que promete novas possibilidades para a educação, e a utilização de novas tecnologias no ensino exige do professor dominar as funções básicas da microinformática, planejar e organizar aulas utilizando recursos da informática e realizar a transposição didática dos conteúdos a serem ensinados por meio do computador.
Como experiência podemos citar o projeto desenvolvido nas 2ªas séries “ Brincando com software educativos” e recursos oferecidos pelo que trabalhava com a coordenação motora, através do computador, leitura ( sites de contos de fadas), cada sala tinha ( 17 alunos) eram 3 salas. Além de trabalhar com pesquisa na Internet ( assuntos: festas junina, folclore, meio ambiente, e algumas datas comemorativas) , foi muito valido trabalhar os projetos, segundo os professores, não obtiveram 100% de aproveitamento, mas foi estimulante o resultado obtido.
Com base nas idéias apresentadas partimos do princípio que a forma como os professores irão se relacionar com o computador dependerá também de sua história individual, dos saberes construídos, do contexto em que está inserido, da forma como se relaciona com os alunos.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica. atividade 1.6 da unidade
FICHAMENTO 1.5
Dados da Instituição
Escola Estadual Maria Auxiliadora
Professoras: Carolina Garcia Marinho e Olívia Aparecida Gomes França.
Série: 1ª e 3ªSérie
Número de alunos: 45 alunos.
Duração: 2 dias .
Tema: Identificação com nomes
Objetivos
Identificar as palavras utilizando estratégias de leitura.
Reconhecer as palavras já trabalhadas anteriormente.
Analisar a quantidade de letras para se escrever palavras conhecidas.
Escrever palavras conhecidas refletindo sobre a escrita.
Procedimentos
Ouvir a música “Boneca de Lata”(folclore regional).
Confeccionar bonecas de lata.
Ler a letra da música cantando e ajustando a fala ao que está escrito.
Distribuir o texto incompleta, ou seja, a letra da música faltando algumas palavras.
Fazer um desenho do próprio corpo, listando o nome das partes deste.
Socializar coletivamente os desenhos feitos com os nomes indicados.
Analisar coletivamente nome por nome quanto:
á diferença e semelhança na escrita.
á quantidade de letras e quais letras.
V- Recurso
Som
VI- Resultados
Os alunos tiveram um bom desempenho na hora de desenvolver as atividades, o objetivo proposto foi alcançado.
Atividade 1.3 POSTURA DA ESCOLA
Na concepção de Ladislau Dowbor, nós professores, estamos tendo grande dificuldade em ter acesso ou de assimilar esses novos conhecimentos que chegam rapidamente, pois estamos na era Midiática. Computadores, Internet, DVDs, celulares, Cinema, T.V., Rádio, e todos esses maravilhosos recursos que hoje fazem parte de nossas vidas. Entraram porta adentro e nem sequer nos demos conta.
Na Educação, há cerca de duas décadas, aproximadamente, uma máquina vem se infiltrando em nossas salas de aula, colaborando muito para a modificação do cenário que compôs, até então, o universo escolar: o computador.
A cada dia este vem se tornando um elemento ativo em nossas escolas. Nossos alunos dominam essa ferramenta com a mesma facilidade com que manuseiam seus video-games, uma bola, uma bicicleta ou um skate, etc.; e viajam pela Internet, com seus chats, home-pages, e-mail, fazendo download, etc., palavras que entram em nossos ouvidos, mas que ainda assim acaba sendo inevitável darmos uma paradinha para processarmos o real significado de cada uma delas.
A informática educativa ou educacional vê no computador uma ferramenta, ou mais um recurso a ser utilizado em sala de aula, pelo professor e pelos alunos, no auxílio da construção do conhecimento. Assim, não podemos ter um profissional especializado para utilizar esse recurso, mas todos os profissionais da escola capacitados e envolvidos nesse processo.
Quando pensamos em professores, imaginamos um ser inteiro, não compartimentalizado. Na escola não há um professor especializado em quadro negro e giz, outro em vídeo, outro em trabalho com sucatas, etc. Pressupomos que nossos professores tenham um conhecimento mínimo de cada um desses recursos para trabalhar em sala de aula. Por que ser diferente com o computador. Ninguém precisa ser um "expert" em recursos audiovisuais para utilizar um vídeo com seus alunos, ilustrando uma aula através de um filme ou documentário! O computador, apesar de possuir muitos recursos, não deve diferir de qualquer outra ferramenta a ser utilizada pelos professores.
É preciso desmistificar, e acabar com os fantasmas que o envolvem. É uma ferramenta complexa, sim, mas que qualquer pessoa pode ter acesso e manuseá-lo.
Reflexão 1.2
1.1Quem sou eu como professora e aprendiz ?
Sou uma pessoa que busca constantemente aprender cada vez mais e aprimorar o que já sei, pois acredito que estamos constantemente aprendendo.
Acredito que aprendiz somos constantemente pois aprendemos dia a dia com nossos alunos e colegas de trabalho.