quinta-feira, 29 de outubro de 2009

3.10 Planejamento

Atividade 3.5 Planejamento

I. Dados da Instituição

Escola Estadual Maria Auxiliadora
Professoras: Carolina Garcia Marinho
Série: 3ªSérie
Número de alunos: 18 alunos.
Duração: 2 dias .

II. Tema: História da Avião

III. Objetivos

• Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem,com textos e desenhos, este momento singular da História.

VI- DESENVOLVIMENTO

• Divida a turma em cinco grupos, que poderão separadamente dar ênfase a temas como tecnologia e seus avanços; ambiente urbano; o que dizia a imprensa da época;o momento político e, finalmente, a biografia do aeronauta brasileiro.
Produzir uma história em quadrinhos é,em geral,uma atividade coletiva (há quem escreva,quem desenhe,
quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
– Primeira etapa:após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. Em Língua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia
de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão escrever as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
-Segunda etapa:é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros,e a partir daqui entra em cena o Artes.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
É interessante que todas as etapas sejam acompanhadas pelo professor ,para que se mantenha a coesão da atividade.
–Terceira etapa:após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
Dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –,que podem ser afixados em papel
cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a classe.
– Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender(e apreender)
os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado

IV – Procedimentos

• Sugere-se que os alunos façam suas pesquisas de imagem e de informações textuais voltadas ao entendimento do que foi a passagem do século,o que representou a presença de Santos Dumont em termos de avanços tecnológicos e como era a vida cotidiana das pessoas e das cidades naquela época.

V- Recurso
• Som
• Computador
• Quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário