Atividade 1.7 Pesquisa
Segundo Mizukami (2000, p.140)
“Aprender a ensinar pode ser considerado um processo complexo - pautado em diversas experiências e modos de conhecimentos – que se prolonga por toda a vida profissional do professor, envolvendo, dentre outros, fatores afetivos, cognitivos, éticos e de desempenho”.
Baseados nesse pensamento, entendemos que a construção de conhecimento em informática na educação pode ser concebida como um “elemento novo” no processo de aprendizagem do professor e do aluno, embasado nessa idéia nos da escola Maria Auxiliadora vem trabalhando com vários projetos como Fanfarra, laboratório do Informática entre outros.
O computador ao mesmo tempo em que promete novas possibilidades para a educação, e a utilização de novas tecnologias no ensino exige do professor dominar as funções básicas da microinformática, planejar e organizar aulas utilizando recursos da informática e realizar a transposição didática dos conteúdos a serem ensinados por meio do computador.
Como experiência podemos citar o projeto desenvolvido nas 2ªas séries “ Brincando com software educativos” e recursos oferecidos pelo que trabalhava com a coordenação motora, através do computador, leitura ( sites de contos de fadas), cada sala tinha ( 17 alunos) eram 3 salas. Além de trabalhar com pesquisa na Internet ( assuntos: festas junina, folclore, meio ambiente, e algumas datas comemorativas) , foi muito valido trabalhar os projetos, segundo os professores, não obtiveram 100% de aproveitamento, mas foi estimulante o resultado obtido.
Com base nas idéias apresentadas partimos do princípio que a forma como os professores irão se relacionar com o computador dependerá também de sua história individual, dos saberes construídos, do contexto em que está inserido, da forma como se relaciona com os alunos.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário